ELEMENTO TERRA: TOURO, VIRGEM E CAPRICÓRNIO

ELE 2 TERRA 250 X 450Estão em contato com os sentidos físicos e com a realidade do aqui e agora do mundo material. Tendem a confiar mais nos seus sentidos e no raciocínio prático do que nas inspirações, nas considerações teóricas ou nas intuições dos outros signos.

Estão sintonizados com o mundo das “formas” que os sentidos e a mente prática encaram como real; e a compreensão inata a respeito de como o mundo material funciona dá mais paciência e autodisciplina do que os outros signos.

Raramente é preciso dizer a eles de que modo devem se adaptar ao mundo para ganhar a vida, como suprir as necessidades básicas ou como devem persistir até que um objetivo seja alcançado. Todas essas qualidades vêm naturalmente para o elemento terra.

Embora o elemento terra seja um dos elementos passivos ou “receptivos”, tem uma força de resistência e de persistência que faz com que  sempre sejam capazes de cuidar de si mesmas.

Embora não sendo particularmente agressivos, eles falarão sem disfarce quando seus negócios estiverem sendo ameaçados ou quando a sua segurança estiver em perigo.

Por causa da sua eficiência, eles são capazes não só de falar, mas também de agir de maneira bastante prática para garantir que as coisas pelas quais trabalharam não lhes sejam tomadas.

O elemento terra tende a ser cauteloso, premeditado, bastante convencional e invulgarmente fidedigno.

Com signos de Ar: geralmente suspeitam ou duvidam das pessoas mais espertas, de mente ágil e reagem aos signos de ar com certo grau de reserva, embora possam ficar um pouco fascinados por eles. Apesar disso, sentem que os signos de ar estão lá em cima, nas nuvens, brincando infantilmente com planos impossíveis e sem valor prático.

Com signos de Fogo: também acham que os signos de fogo crestarão a terra, passando tempestuosamente pela vida, com muita pressa e com muito ímpeto para que se possa confiar neles.

Com signos de Água: os signos de água, por outro lado, partilham das suas qualidades de aquisitividade, retentividade e autoproteção. Portanto, a terra acha que a água a refrescará e a tornará capaz de ser ainda mais produtiva.

A própria afinação que dá aos signos da terra a sua força e as suas habilidades especiais, também pode ser a fonte dos seus maiores defeitos. O envolvimento com o mundo prático pode, com frequência, limitar sua imaginação caso eles confiem demasiadamente nas coisas conforme elas são ou conforme parecem ser. Isso pode levar a uma estreiteza de pontos de vista, a um apego à rotina e à ordem e a uma absoluta falta de habilidade para lidar com as áreas de atividades abstratas e teóricas. Mais do que qualquer outra coisa, os signos de terra precisam se abrir para a realidade do mundo invisível e devem se comprometer com ideais específicos que servirão de guia para as suas atividades.