ELEMENTO FOGO: ÁRIES, LEÃO E SAGITÁRIO

ELE 1 FOGO 250 X 450O elemento FOGO se refere a uma energia universal irradiante, uma energia que é excitável e entusiástica e que, através da sua luz, dá colorido ao mundo.

Foi relacionado por C. G. Jung, com o núcleo dinâmico da energia psíquica, aquela energia que flui espontaneamente, de maneira inspirada e automotivada.

Marc Edmund Jones equaciona o fogo com a “experiência centralizada na identidade pessoal” e isto explica porque as pessoas com os signos de fogo dominantes em seus mapas são tão egocêntricas e, normalmente, bastante impessoais. Elas sentem que são canais de “vida” e não podem esconder facilmente o seu orgulho a respeito desse fato.

Os signos de fogo exemplificam a decisão, a grande fé em si mesmo, o entusiasmo, uma força sem fim e uma honestidade direta.

Precisam de uma grande dose de liberdade para poderem se expressar de forma natural, e normalmente garantem esse espaço para si mesmos por meio da incansável insistência nos seus pontos de vista.

São capazes de dirigir conscientemente o poder da sua vontade (embora nem sempre de maneira consistente), melhor do que os outros signos.

Sua vontade de ser e de se expressar livremente é quase infantil na sua simplicidade, uma qualidade que às vezes parece cativante aos outros, mas pode parecer ofensiva àqueles que são mais cautelosos e sensíveis.

As faltas dos signos de fogo raramente se manifestam como um resultado de más intenções, porém, mais amiúde, simplesmente como consequência da falta de controle e de sensibilidade para com os outros.

Em certas ocasiões podem mostrar uma grande deliberação, às vezes até mesmo irresistível, atacando as coisas com tal pressa que, sem qualquer intenção, causam destruição ou magoam os sentimentos alheios.

Com signos de Água e Terra: tendem a ser impacientes para as pessoas mais sensíveis ou mais gentis, especialmente com aquelas que têm predominância da água e da terra. Sentem que a água os extinguirá e que a terra os sufocará e amiúde se ressentem com a gravidade e o emocionalismo desses signos.

Com signos de Ar: por outro lado, os signos de ar abanam as chamas do fogo, fornecendo novas ideias que as pessoas dos signos de fogo podem tomar como guia. Por essa razão, o fogo geralmente é considerado compatível com o ar, mas é preciso assinalar que os signos de fogo frequentemente são por demais espalhafatosos e impacientes para o delicado sistema nervoso dos signos aéreos e estes poderão não tolerá-los por muito tempo. De fato, embora os signos de fogo amiúde sejam estimulados pelos signos de ar, eles também se cansam facilmente e se entediam com as observações intelectuais que não podem ser seguidas com bastante rapidez.