ELEMENTO ÁGUA: CÂNCER, ESCORPIÃO E PEIXES

ELE 4 AGUA 250 X 450Percebem, desde o seu nascimento, que vários fatores intangíveis desempenham um papel na vida, muito maior do que aquele que geralmente se acredita.

Estão em contato com os próprios sentimentos, em sintonia com nuanças e sutilezas que muitos outros sequer percebem.

Representa o reino da emoção profunda e das reações de sentimento, indo desde paixões compulsivas e temores irresistíveis, até uma aceitação e um amor que abrange toda a criação.

Uma vez que, por sua própria natureza, os sentimentos são parcialmente inconscientes, os signos de água, simultaneamente, têm  percepção do poder da mente inconsciente, mas não tem consciência, eles próprios, do muito daquilo que os motiva realmente.

Quando estão sintonizados, com consciência total, com as dimensões mais profundas da vida, são os signos mais intuitivos e psiquicamente sensíveis. Nesse caso, estão em contato com a unidade de toda a criação e são capazes de ajudar os outros por meio de uma reação empática aos sentimentos dos seus semelhantes.

Quando, porém, eles não tem consciência plena dos seus próprios sentimentos, vêem-se instigados por desejos compulsivos, por temores irracionais e por uma exagerada sensibilidade à mais leve ameaça.

Com signos de Terra: como a natureza da própria água, não tem solidez ou forma própria. Portanto, sentem-se mais felizes quando sua fluidez é canalizada e modelada por outros, particularmente pelos signos de terra, que possuem a solidez na qual a água pode confiar e pode se apoiar.

Com signos de Fogo e Ar: tendem a sentir aversão por aqueles que são turbulentos ou têm personalidades fortes, tais como as pessoas dos signos de ar e de fogo. Sentem-se mais confortáveis com outros, mais discretos e reservados, o que lhes dá uma grande sensação de proteção e segurança.

Diga-se de passagem, esta qualidade reservada dos signos de água é bastante enganadora, pois, embora eles possam parecer calmos no exterior, constantemente há tempestades fervilhando em níveis interiores e correntes ocultas que podem arrastá-los.

De fato, às vezes podem ser sensacionalistas, pois se a vida deles fica muito monótona, eles podem cultivar, inconscientemente, tempestades e revoluções emocionais.

A sensibilidade é tão grande e a sua vulnerabilidade à mágoa é tão pronunciada que, se as reações emocionais não são controladas e adequadamente canalizadas, podem levá-los a um estado de instabilidade emocional e a uma predisposição para serem influenciados com muita facilidade pelo mais leve vento que sopre. Todavia, essa sensibilidade não deve ser considerada uma fraqueza, pois a água tem grande força e tem um longo e penetrante poder especialmente quando é canalizada de uma forma concentrada.

Um belo exemplo do poder desse elemento é expressado por um erudito chinês do século XI:

Entre todos os elementos, o Sábio tomaria a água como seu preceptor. A água é submissa, mas conquista tudo. A água extingue o fogo ou, vendo que pode ser derrotada, escapa como vapor e toma nova forma. A água carrega a terra macia ou, quando desafiada pelas rochas, procura um caminho em torno… Satura a atmosfera de modo que o vento morre. A água cede passagem para os obstáculos com uma humildade enganadora, pois nenhum poder pode impedi-la de seguir o seu caminho traçado rumo ao mar. A água conquista submetendo-se, nunca ataca mas sempre ganha a última batalha. (de The Wheel of Life, de John Blofeld, p.78)

O elemento água tem correspondência com o processo de ganhar consciência através de uma lenta, porém segura percepção dos anseios mais profundos da alma. Os signos de água sabem, instintivamente, que devem se proteger das influências exteriores a fim de garantir, para si mesmos, a paz interior necessária à reflexão profunda e à sutileza de percepção. A compreensão da verdadeira natureza das suas emoções e anseios é um processo lento e muitas vezes doloroso, mas assim que se dispõem a encarar seus verdadeiros motivos, eles podem ter certeza de que, com a passagem dos anos, terão um contentamento interior cada vez maior.

2 ideias sobre “ELEMENTO ÁGUA: CÂNCER, ESCORPIÃO E PEIXES”

  1. Nossa! Tive que deixar um comentário aqui..
    Esse erudito me deu forças, estou numa fase posso dizer confusa.
    Foi ótimo ler esse post, uma auto conscientização.. Grata.

    1. Boa tarde, Júlia!
      Nosso maior objetivo é o autoconhecimento através da Astrologia.
      Estamos felizes em saber que nosso post ajudou você! 🙂
      Obrigado pelo comentário e pela visita!

Os comentários estão fechados.